Você já parou para pensar em qual a importância da comunicação no processo de venda?
Por mais que você ofereça um serviço de muita qualidade e produtos interessantes, a comunicação pode se tornar um fator crucial para a concretização da venda.
Dessa forma, muitos acabam perdendo uma venda ou uma conversão devida não investir na comunicação adequada.
Por fim, para entender melhor sobre isso, veja a seguir um pouco mais sobre a importância da comunicação no processo de venda.
O que é processo de vendas e por que investir?
Para você que não sabe, o processo de vendas é toda a sequência que envolve desde o marketing do produto, até a comunicação e por final a venda.
Quando falamos na importância da comunicação no processo de venda, isso se dá pelo motivo dela ficar mesmo no meio do processo, sendo essencial para obter sucesso na venda.
A seguir, citaremos alguns motivos principais que mostram a importância da comunicação no processo de venda, para que você consiga entender e assim adaptá-la ao seu negócio:
Comunicação cria relacionamento
Se você investe em uma comunicação fluida e eficaz, independente do seu negócio ser digital ou físico, será possível criar um relacionamento com o cliente.
Isso porque, até aquele momento, o cliente que chegou até o seu negócio conhece pouco sobre o seu produto ou serviço, e também sobre sua marca.
Logo, você concorda que inicialmente, as chances de ele ficar com um pé atrás são maiores?
Assim, ao se comunicar bem, com uma linguagem clara e coesa, ele se sentirá bem mais confortável para adquirir algo que você venda.
Aumenta as chances de recompra
Você alguma vez já deve ter voltado a comprar um produto ou serviço, devido ao bom relacionamento que a empresa oferece, não é mesmo?
Acredite, uma boa comunicação pode criar clientes fiéis, que consequentemente podem vir a voltar a comprar com você.
Isso porque, eles se sentirão seguros e confortáveis para entrar em contato com você, adquirir o produto ou serviço, tendo a certeza que serão bem atendidos.
Potencializa seus resultados
Uma boa comunicação não só ajuda a conquistar mais clientes e potencializar suas vendas, mas também colabora diretamente na construção de um clima organizacional bem mais saudável.
Até porque, você e seus colaboradores estarão mais abertos entre si e se tornará prazeroso prestar tal serviço.
Portanto, uma grande importância da comunicação no processo de venda é com toda certeza a possibilidade de potencializar seus resultados com uma equipe cada vez mais unida.
Como criar um processo de vendas: ferramentas que vão te ajudar a melhor a comunicação
Agora que você entendeu qual a importância da comunicação no processo de venda, saiba que existem algumas ferramentas que podem ajudar nisso.
Até porque, o processo de vendas envolve uma série de fatores importantes, mas a comunicação está dentre um dos principais.
Por exemplo, hoje o próprio WhatsApp permite que você se comunique de forma mais direta e instantânea com seus clientes e colaboradores de forma simples e gratuita.
Hoje, além da mensagem de texto, você pode se comunicar por chamada de voz ou vídeo, áudio e dentre outros.
Além disso, claro que ela não é a única, existindo opções como o Hangout, uma ferramenta do Google que permite chat por vídeo, SMS e outros. Por fim, aproveite e melhore o processo de comunicação do seu negócio, e potencialize seus resultados.
Iniciamos em 2019 como vendedores de wind banners em Joinville, SC, atendendo clientes de comércio a comércio. Após a empresa para a qual vendíamos encerrar nossas vendas, transferimos nosso negócio para outra empresa. Hoje, somos líderes no mercado brasileiro de wind banners personalizados.