Como usar a comunicação visual e por que ela é importante

A comunicação visual é a prática de usar elementos visuais para comunicar informações ou ideias. Os tipos de comunicação visual incluem GIFs animados, capturas de tela, vídeos, gráficos de pizza, infográficos e apresentações de slides.

Transmitir sua mensagem de maneira clara e concisa pode ser difícil apenas com palavras. Ao incorporar recursos visuais, você pode economizar muitas idas e vindas devido à confusão. Hoje, quero orientá-lo sobre como melhorar sua comunicação visual.

Como usar uma boa comunicação visual

Ser capaz de comunicar sua mensagem com clareza é importante, não importa onde você trabalhe. E incorporar recursos visuais em seus e-mails ou apresentações pode mudar a maneira como sua equipe se comunica.

Todos nós sabemos que os fluxos aparentemente eternos de e-mails, reuniões, telefonemas e mensagens instantâneas que recebemos não são tão eficazes quanto poderiam ser.

E, adivinhe o que todos esses métodos normalmente têm em comum?

Palavras.

Normalmente muitos deles.

Aqui está um pequeno segredo: as palavras sozinhas não são a melhor maneira de se comunicar. Na verdade, há todo tipo de pesquisa que nos mostra que, em muitos casos, é totalmente ineficiente.

1. Integrar novos funcionários

Pode ser demorado agendar sessões de treinamento presenciais toda vez que um novo funcionário ingressa na sua organização. Também é impressionante ser um novo funcionário com tanto a aprender desde o início.

Facilite a integração criando screencasts narrados que mostram como usar os programas padrão da sua organização. Novos contratados poderão assisti-los novamente quando precisarem de uma atualização, e você economizará tempo evitando sessões de treinamento presenciais.

2. Capture a inspiração

Imitação é a mais sincera forma de elogio. Portanto, quando você vir um conceito de que goste, faça uma captura de tela dele!

Salvar boas ideias com capturas de tela permite que você crie uma biblioteca de inspiração para usar na próxima vez que estiver sem ideias. Semelhante a quadros de humor ou arquivos de furto, você terá imagens de exemplos ou ideias de que gostou ou não gostou.

3. Evite escrever páginas de anotações

Você já teve o problema de tentar rabiscar páginas de anotações, apenas para perceber que perdeu partes do que foi dito? Uma maneira de ajudar a aliviar esse problema é gravar a conversa (com permissão, é claro).

Gravar uma conversa garantirá que você não perca nenhum detalhe. Você também pode compartilhar a gravação para que aqueles que possam estar ausentes ainda possam obter todas as informações relevantes.

As notas manuscritas podem ser influenciadas pela perspectiva do anotador, por isso seria ideal ter sempre uma gravação à mão.

4. Dê um feedback claro

Dar e receber feedback sobre conteúdo ou projetos pode ser desafiador. Frequentemente, você precisa esperar (ou perseguir) as partes interessadas para obter feedback sobre os projetos. E, às vezes, quando eles fornecem suas sugestões, são parágrafos de texto que você precisa interpretar.

O uso de recursos visuais para mostrar seu feedback exato pode reduzir o tempo gasto no envio e recebimento de e-mails e ajuda todos a entrarem na mesma página. Isso pode tornar o processo de aprovação muito mais rápido.

5. Relatando o progresso

Gráficos de linha e gráficos de pizza são visuais eficazes, mas sem contexto, eles podem não ser capazes de aparecer sozinhos em um e-mail ou mensagem.

Uma das minhas estratégias de comunicação visual favoritas é gravar um vídeo em vez de simplesmente comunicar com gráficos. É um nível simples de como você apresenta as informações para sua equipe.

Ao clicar em gravar e narrar seus gráficos ou apresentações de slides, você pode ajudar seu público a entender melhor os resultados, dados e o impacto que eles podem ter em seus negócios . Isso pode ser particularmente útil ao relatar dados para colegas de trabalho em diferentes departamentos que podem precisar de um pouco mais de explicação ou contexto para entender o que os números significam.

Adicionar elementos gráficos aos relatórios também pode ajudar a obter clareza e engajamento, em vez de apenas texto.

6. E-mails melhores

O e-mail é uma parte necessária do trabalho e uma ferramenta de comunicação crucial. Mas e se você pudesse reduzir a quantidade de texto e ainda transmitir seu ponto de vista de uma forma que chamasse a atenção das pessoas?

Adicionar capturas de tela aos seus e-mails pode ajudá-lo a criar uma mensagem mais visual. Eles são mais atraentes de se ver do que blocos de texto, e você pode atrair o leitor para o ponto principal com capturas de tela marcadas.

Por que a comunicação visual é importante?

Então, por que o aumento da comunicação visual? A maioria de nós está descobrindo que usar informações de comunicação visualmente é uma maneira muito mais impactante de transmitir seu ponto de vista. Mesmo está usando uma ajuda visual básica.

Aqui estão quatro razões importantes pelas quais a comunicação visual é crucial para entregar efetivamente uma mensagem significativa.

1. A comunicação visual economiza tempo retransmitindo mensagens mais rapidamente.

As estatísticas mostraram que os recursos visuais são processados ​​60.000 vezes mais rápido no cérebro do que o texto .

Expressar seu ponto de vista rapidamente é uma ótima maneira de economizar tempo e dinheiro.

As imagens e o vídeo transmitem uma experiência mais rica do que apenas o conteúdo com muito texto. Em um cenário de mídia repleto de desordem, a atenção dos leitores é difícil de conquistar e ainda mais difícil de reter.

Como resultado, os leitores geralmente preferem digitalizar o conteúdo em vez de ler palavra por palavra. Manter seu material carregado com recursos visuais é uma maneira infalível de transmitir sua mensagem em menos tempo.

2. A comunicação visual garante que uma mensagem clara e unificada seja transmitida.

Quando você tem muito texto em um e-mail, sua mensagem pode se perder. O destinatário de sua nota pode ter dificuldade em entender seu ponto, resultando em perda de tempo. Em vez disso, use recursos visuais!

Colaborar em projetos com funcionários remotos pode ser um desafio. Vídeos curtos e simples ou GIFs animados são uma ótima maneira de iterar rapidamente as edições sugeridas entre sua equipe e garantir que todos os envolvidos estejam na mesma página.

GIFs também são uma ótima maneira de aliviar o clima. Trabalhar pode ser estressante, portanto, incorporar GIFs divertidos que não apenas enviam uma mensagem clara, mas também divertem, pode ajudar no processo de comunicação.

3. A comunicação visual ajuda a fornecer uma experiência compartilhada e consistente.

Uma parte importante da entrega de uma experiência consistente com recursos visuais é a marca. Além de um logotipo, muitas organizações definiram as cores da marca que devem ser usadas em todas as atividades de marketing.

Logotipos, cores, fontes, gráficos, ícones e imagens, combinados com a voz e o tom de sua empresa, tornam sua marca reconhecível.

Usar uma comunicação visual consistente é uma ótima maneira de aproveitar o patrimônio da sua marca ao lançar em um novo mercado.

Independentemente se a sua organização tem cinco ou 500 pessoas, se é uma start-up ou se tem uma longa história, certificar-se de que todos estão usando os mesmos elementos de marca definidos é uma ótima maneira de começar a impulsionar o reconhecimento de sua organização e construir consciência da marca.

4. A comunicação visual resulta em melhor retenção da informação.

De uma perspectiva científica, descobriu-se que o uso de recursos visuais relevantes ajuda o público a se lembrar das informações com mais eficiência.

De todas as informações transmitidas ao cérebro, 90% são visuais . E, como discutimos anteriormente, os recursos visuais são processados ​​60.000 vezes mais rápido no cérebro do que o texto.

Quer sua comunicação planejada seja interna ou externa e independentemente do tema ou estratégia, a retenção é sempre algo a ser almejado.

Quais são exemplos de comunicação visual?

Há uma tonelada de bons gráficos e elementos de design visual que você pode adicionar à sua pilha de comunicação. Aqui estão alguns dos mais comuns:

  • GIFS
  • Capturas de tela
  • Gravações de tela
  • Vídeos
  • Gráfico de setores
  • Infográficos
  • visualizações de dados
  • Apresentações de slides
  • postagens de mídia social

Os visuais mantêm as coisas novas e empolgantes, não tenha medo de incorporar mais de um dos exemplos discutidos acima.

A evidência aponta esmagadoramente para a mesma conclusão – usar a comunicação visual é crucial para um plano de comunicação estratégico geral. A incorporação de imagens e vídeos nas mensagens traz benefícios tanto para o remetente quanto para o destinatário.

A criação de imagens não é exclusiva para aqueles com treinamento formal em design gráfico ou com acesso a ferramentas caras e sofisticadas. Capturas de tela simples são um ótimo exemplo de uma maneira fácil de criar sua própria imagem enquanto transmite uma mensagem de maneira significativa.

Se você não tem certeza de como começar a usar recursos visuais para ajudá-lo a se comunicar melhor, o Snagit é uma ótima ferramenta para criar capturas de tela, vídeos e screencasts simples e GIFs animados.

 

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