Estratégias de Marketing para Clínica de Estética: dicas práticas para atrair mais clientes

Com a indústria de beleza australiana crescendo rapidamente, é importante que os salões se destaquem da multidão. Analisamos sete técnicas de marketing eficazes para atrair novos clientes.


1. Aumente sua presença online


Se um salão ainda não estiver online, agora é a hora de fazer isso acontecer. Da mesma forma, se um salão está online, mas carece de uma forte presença digital, é essencial expandir essa presença para aumentar a visibilidade e a familiaridade com a marca. A Austrália agora tem um total estimado de 21,74 milhões de usuários de internet, sinalizando um aumento de três por cento desde janeiro de 2017, e a maioria dessas pessoas usa a web para pesquisar produtos e serviços.

Esses dados sugerem que uma presença digital pode ser um aspecto essencial de uma forte estratégia de marketing, mesmo para salões que não oferecem serviços de comércio eletrônico; neste caso, o marketing tem menos a ver com o aumento direto da receita e mais com a melhoria do conhecimento da marca para obter tráfego através da porta.

Existem muitos canais que os proprietários de salões podem utilizar para melhorar sua presença on-line e colocar sua marca diante dos olhos certos: seu próprio site de salão, perfis de mídia social, postagens de convidados em sites relevantes associados ao setor, diretórios e reservas de beleza plataformas , por exemplo. O PR para pequenas empresas também é uma ótima maneira de fornecer notícias e atualizações atualizadas e oportunas para clientes em potencial.

O que muitos donos de salões não percebem é que criar uma forte presença online não é apenas marketing e atrair novos clientes; é também uma forma de atender às crescentes necessidades dos clientes existentes.

 


2. Ofereça incentivos


Ao determinar as técnicas de marketing mais adequadas para atrair novos clientes, é importante levar em consideração o cenário já competitivo, que deve se tornar ainda mais acirrado no futuro.

A fidelidade à marca é uma grande preocupação aqui, com o potencial de os clientes mudarem de salão por vários motivos (e, talvez em alguns casos, sem motivo algum). Os clientes valorizam a familiaridade, o que certamente é uma boa notícia para quem já possui uma grande base de clientes, mas não é uma notícia tão boa quando vista da perspectiva de uma aquisição. Então, o que pode levar os clientes a experimentar um novo salão?

Incentivo. 80% dos clientes se sentem motivados a experimentar um novo negócio quando há um desconto ou uma oferta para tentá-los, portanto, isso deve ser algo incorporado às campanhas de marketing.

 


3. Desenvolva uma estratégia de SEO


A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, é a base de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Ele ajuda a combinar o que os clientes estão procurando com os serviços que os salões estão oferecendo, tornando mais fácil para novos clientes encontrarem um salão certo para eles.

Ao incorporar palavras-chave e frases relevantes no conteúdo on-line, os salões podem aumentar sua classificação por meio de mecanismos de pesquisa como o Google; uma consideração essencial, visto que cerca de três quartos de todos os usuários de mecanismos de pesquisa nunca passam da primeira página dos resultados.

A melhor estratégia de SEO para pequenas empresas é aquela em que as palavras-chave foram pesquisadas minuciosamente.

Um dos melhores lugares para realizar pesquisas de palavras-chave é por meio de uma ferramenta on-line, como o Google Ads, que mostra quais palavras e frases o público-alvo está procurando. Mas lembre-se sempre de que o SEO não é uma coisa única: para obter o melhor efeito, as palavras-chave devem ser adaptadas usando variantes sazonais, principalmente em um setor como o da beleza, em que as épocas do ano e os eventos do calendário podem impactar significativamente o público ativo, como o casamento. temporada e temporada de festas de Natal, por exemplo.

Essas palavras-chave devem ser incorporadas naturalmente em uma estratégia de criação de conteúdo e usadas em um blog regular e postagens de convidados.


4. Conheça seu público


Simplesmente, não importa quanto esforço um proprietário de salão coloque em sua estratégia de marketing, ele acabará falhando em atingir seus objetivos se não atingir seu público-alvo… quem é o público-alvo? Isso é algo que todos os proprietários de salões devem saber. Uma base de clientes existente pode fornecer informações úteis sobre quem usa os serviços oferecidos, mas também é importante observar as tendências do setor.

Uma vez que os proprietários de salões saibam para quem estão fazendo marketing, eles podem começar a considerar onde devem concentrar seus esforços. Existem algumas diferenças notáveis ​​de gênero no uso de mídia social , com plataformas como o Pinterest tendo significativamente mais titulares de contas do sexo feminino do que titulares de contas do sexo masculino.

Mas não é apenas sobre quem e onde, é também sobre o quê. Se um salão de fato determinar que seu público-alvo são mulheres com 36 anos ou mais, que tipo de conteúdo e que tipo de serviços teriam maior probabilidade de atrair estatisticamente? Por exemplo, se presumir que esse grupo demográfico tem filhos, os salões podem considerar a expansão de suas ofertas para incluir serviços infantis e até mesmo festas; trata-se de estar em posição de identificar seu público-alvo e fornecer a eles o que procuram.


5. Trabalhe com influenciadores


Dado que 83% dos clientes afirmam estar motivados a agir por meio do boca a boca , o marketing de influenciadores pode ser um método extremamente eficaz para proprietários de salões que desejam atrair novos públicos e alcançar novos dados demográficos. O marketing de influenciadores oferece acesso a um pool pronto de clientes em potencial e associa a organização a uma figura respeitável e respeitada que inspira confiança em seus seguidores. Tornou-se parte integrante de tantas estratégias de marketing que a Austrália está realmente trabalhando em suas próprias diretrizes para marketing de influenciadores para padronização de práticas e procedimentos.

O marketing de influenciadores pode ser útil em muitos setores, mas o setor de beleza é aquele em que esse método pode ter um efeito significativo. Porque? Porque o sucesso na indústria da beleza depende muito de avaliações de colegas.

Ao contrário das empresas que vendem produtos, realmente não existe um padrão definido para serviços de beleza; o resultado geral depende do profissional, sejam suas qualificações, sua experiência e especialização ou sua visão, portanto, um sinal de positivo de um colega pode ser uma grande motivação.

Alcançar influenciadores pode ser desafiador, mas com uma estratégia de divulgação forte e bem pesquisada, pode ser muito mais fácil identificar influenciadores que podem ajudar sua marca e sua base de público a crescer.

Também é importante medir o retorno sobre o investimento de um influenciador e rastrear referências diretas e tráfego dessa fonte para garantir que os esforços de marketing do influenciador estejam alcançando o que se propõem a alcançar.


6. Priorize o marketing local


A importância das palavras-chave e do SEO foi abordada anteriormente, mas há uma camada extra de otimização de mecanismo de pesquisa que é vital para empresas físicas, como salões de beleza: SEO local.

O marketing local não é uma grande preocupação para empresas de comércio eletrônico que podem entregar em toda a Austrália ou até mesmo em todo o mundo. Mas, para organizações como salões que dependem do tráfego de pedestres, o marketing local é essencial, pois ajuda a atingir o público em potencial na região.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica para isso, com grande proporção de buscas de descoberta. As pesquisas de descoberta são aquelas usadas quando um cliente em potencial está procurando opções. Por exemplo, ‘salão de manicure em Melbourne’. As pesquisas diretas são menos importantes para atrair novos clientes; são pesquisas relacionadas a um negócio específico.

Os links de sites das listagens do Google Meu Negócio tiveram um crescimento de 29% entre o quarto trimestre de 2017 e o quarto trimestre de 2018 , destacando o quão eficaz essa ferramenta pode ser. Mas qual é a melhor abordagem?

Para aproveitar ao máximo o Google Meu Negócio, os proprietários de salões devem se aprofundar nas palavras-chave de cauda longa com SEO geográfico. Por exemplo, em vez de segmentar ‘extensões de cílios’, segmente ‘extensões de cílios em Melbourne’ e variações. A categorização da plataforma de reservas também pode ser útil para isso.

Para determinar as melhores palavras-chave geográficas e de cauda longa, os proprietários de salões devem realizar análises de concorrentes, observando mais de perto quais palavras-chave os outros salões estão segmentando. Palavras-chave de nicho que não são usadas extensivamente por rivais locais podem ajudar a dar aos salões de beleza uma vantagem competitiva.


7. Concentre-se no visual


O marketing visual é essencial por dois motivos. A primeira é que os seres humanos são, por natureza, aprendizes visuais. Estima-se que cerca de 65% das pessoas retêm melhor as informações quando elas são apresentadas de forma visual.

A segunda razão é que a beleza é uma indústria altamente estética baseada na aparência do design ou estilo acabado. Portanto, os recursos visuais devem desempenhar um papel importante nas estratégias de marketing para salões.

Considere usar plataformas de mídia social baseadas em imagens, como Instagram e Pinterest, ou até mesmo se aventurar no mundo da realidade virtual.


Gerando uma estratégia de marketing eficaz


O marketing para salões de beleza é definitivamente muito diferente do marketing de e-commerce, mas existem algumas lições que podem ser aprendidas com esses tipos de estratégias.

Embora existam muitas opções promocionais diferentes, é importante escolher métodos eficazes que realmente extraiam o máximo valor do orçamento disponível.

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