Trade Marketing: Guia completo 2023

O marketing comercial é considerado um processo, disciplina ou arte de comercializar diferentes produtos e serviços do fabricante para atacadistas, distribuidores ou varejistas, em vez de vender diretamente ao usuário final ou consumidores.

É um tipo de marketing B2B em que o motivo é aumentar a demanda de mercadorias no nível do atacadista, varejista ou distribuidor, a fim de vender mercadorias para eles, que podem vender esses produtos ou mercadorias para seus clientes.

O trade marketing difere do marketing tradicional, pois seu foco principal está nos meios para fazer a venda final, em vez de fazer a venda final.

Significado

Veja alguns benefícios do Trade Marketing:

  1. Para garantir o equilíbrio entre demanda e oferta de produtos, o trade marketing facilita o aprimoramento das compras no nível da cadeia de suprimentos.
  2. O marketing comercial eficaz incentiva os varejistas a promover o produto do fabricante em detrimento do produto do concorrente e isso oferece uma vantagem competitiva a longo prazo.
  3. Um relacionamento bom e de longo prazo com os principais níveis da cadeia de suprimentos pode ser estabelecido e mantido usando o marketing comercial. Isso ajuda na venda futura de produtos.
  4. O marketing comercial é útil para os empresários manterem seus negócios lucrativos, mesmo quando não estão muito cientes dos usuários finais de seus produtos.
  5. O trade marketing é considerado uma ótima estratégia para o crescimento do negócio se houver poucas chances de remarketing ou revenda de produtos para o público-alvo ou clientes.

Significado

Veja alguns benefícios do Trade Marketing:

  1. Para garantir o equilíbrio entre demanda e oferta de produtos, o trade marketing facilita o aprimoramento das compras no nível da cadeia de suprimentos.
  2. O marketing comercial eficaz incentiva os varejistas a promover o produto do fabricante em detrimento do produto do concorrente e isso oferece uma vantagem competitiva a longo prazo.
  3. Um relacionamento bom e de longo prazo com os principais níveis da cadeia de suprimentos pode ser estabelecido e mantido usando o marketing comercial. Isso ajuda na venda futura de produtos.
  4. O marketing comercial é útil para os empresários manterem seus negócios lucrativos, mesmo quando não estão muito cientes dos usuários finais de seus produtos.
  5. O trade marketing é considerado uma ótima estratégia para o crescimento do negócio se houver poucas chances de remarketing ou revenda de produtos para o público-alvo ou clientes.

Exemplos de Trade Marketing

Vejamos alguns exemplos de Trade Marketing:

1. Feiras Comerciais

Feiras, feiras e exposições comerciais são consideradas o local certo para demonstrar atividades de marketing comercial. Os fabricantes podem exibir seus produtos nessas feiras, chamar a atenção e se relacionar ainda mais com os principais parceiros da cadeia de suprimentos.

2. Promoções comerciais

Diferentes fabricantes e atacadistas oferecem vários incentivos e outras atividades de marketing para seus parceiros de negócios ou clientes, como varejistas ou distribuidores, para aumentar as vendas de seus produtos e serviços entre esses canais e, finalmente, para os clientes. Esta estratégia é referida como promoções comerciais e principalmente de quatro tipos:

  • Promoções visíveis relacionadas a preços, como cupons de desconto, abatimentos, ofertas compre-um-leve-um, etc.
  • Técnicas de branding de prateleira, como pôsteres, prêmios, displays, etc.
  • Concursos de vendedores como incentivos de vendas.
  • Eventos que são no local como amostras, demonstrações.

Algumas ferramentas comuns e exemplos reais para promoção comercial são os seguintes:

1. Cupons

Fabricantes de produtos embalados ou varejistas emitem cupons de desconto para seus clientes que os incentivam a comprar o produto novamente a um custo reduzido. Os produtores/varejistas anunciam esses cupons em jornais ou os distribuem pelo correio usando folhetos semanais.

2. Amostras Grátis

Uma amostra grátis é basicamente uma pequena porção do produto principal que se destina à distribuição gratuita. São distribuídos para lançamento de novos produtos em lojas de varejo ou porta a porta.

3. Descontos

Às vezes, os consumidores recebem um produto a um preço menor ou com desconto do que o preço normal, o que é chamado de oferta de preço com desconto. Varejistas ou distribuidores usam essa estratégia para atrair consumidores para outras marcas ou produtos.

4. Brindes Gratuitos

Diferentes fabricantes de produtos oferecem ou distribuem seus produtos junto com o brinde para atrair clientes para a compra de produtos.

Atualmente, os clientes procuram marcas ou produtos específicos por meio de mídias online, como sites de compras online ou o site do varejista. Usando meios de marketing comercial digital, os fabricantes podem alcançar os clientes de uma maneira melhor.

Os fabricantes semelhantes promovem seus produtos introduzindo anúncios de pesquisa patrocinados no site do varejista, que está disponível para o fabricante da marca. Esta pesquisa redireciona os clientes imediatamente para a página do produto.

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